Como vestir roupa em cachorro? Dicas do adestrador!

Ter um cãozinho estiloso é tudo de bom! Além de manter o pet aquecido e protegido, as roupinhas da Lata Virada adicionam um ar fashion. Para aproveitá-las ao máximo, é necessário aprender como vestir roupa em cachorro de forma segura e confortável para todos os envolvidos.

Para te ajudar nessa tarefa, conversamos com a adestradora e zoóloga Debora Cristina Jesus Istchuk, da Pet Skill Maringá. Continue a leitura para conferir!

Técnicas para vestir o cachorro

Debora explica que, mesmo que cães sejam os animais com mais adaptação à rotina humana, é necessário ficar ciente de limitações e possíveis problemas. “Precisamos lembrar que eles não têm as mesmas necessidades que as nossas, ou em alguns casos não sabem que precisam. Um exemplo disso é o cachorro usar roupas, não é natural para eles, então precisamos adaptá-los a essa situação”, afirma.

Com isso em mente, é preciso dessensibilizar o cachorro quanto ao ato de usar vestimentas, para que ele fique seguro e confortável.

Debora divide esse processo em etapas, porém, antes de partimos para elas, é necessário saber: a adestradora afirma que, enquanto alguns cachorros ficam tranquilos e evoluem rápido no treinamento, outros ficarão mais receosos. “Será preciso paciência e fracionar mais os movimentos, até atingir o comportamento desejado.” Confira, a seguir, como vestir roupa em cachorro em cinco etapas.

Passo a passo

A primeira etapa é simples, basta colocar a roupinha no chão, espalhar um pouquinho de ração ou petiscos nela e deixar o cachorro comer encostando na peça.

Na segunda etapa, quando o cão estiver mais relaxado, Debora recomenda segurar a roupinha na frente do focinho e ir liberando mais recompensas. “Ao perceber relaxamento, adicione movimentos lentos do objeto em sentido ao seu focinho para que ele se acostume com a roupa”, afirma a adestradora.

Na terceira etapa, Debora aumenta a aproximação. “Se o cachorro demonstrar estar confortável com a situação, segure a roupa de forma que a mão passe por dentro de onde passa a cabeça do cão, liberando a recompensa lentamente.” Em roupinhas abertas, a adestradora recomenda colocar a peça no lombo e liberar recompensas frequentemente, abrindo e fechando a roupinha.

Quão mais relaxado o cachorro ficar, aproxime a mão em direção à parte da entrada da cabeça, no caso de peça fechada. Caso seja aberta, coloque a patinha na manga enquanto dá a recompensa.

A quarta etapa consiste em terminar de pôr a roupinha, sempre liberando petiscos ou ração. A última é nada menos do que repetir o processo diversas vezes, em dias diferentes.

Débora recomenda diminuir a frequência de entrega de petiscos até conseguir pôr a peça sem comida. “No máximo dê um petisco depois que já vestiu a roupa por completo.”

Dica dos petiscos

A adestradora recomenda utilizar, ao invés de petiscos, a própria ração de uso diário. “É preciso entregar a recompensa muitas vezes, ou seja, repetir frequentemente os movimentos e a cada acerto ou comportamento em direção do objetivo o cão deverá receber a comida”, explica. Porém, Debora alerta que nem todos os cães aceitarão a refeição comum como um prêmio.

Normalmente, filhotes respondem melhor a essas tentativas, visto que não estão ainda acostumados a ter a ração facilmente. Ao usar petiscos, a adestradora aconselha optar por bifinhos maleáveis naturais ou industrializados.

Como escolher a melhor roupa para cães

A escolha da roupinha é essencial para o conforto e segurança dos bichinhos, sendo que as roupas para cães com botões e fechos são as mais indicadas por se ajustarem adequadamente.

A Lata Virada, marca de roupinhas exclusivas para cachorros, oferece opções com tecidos ideais e detalhes que aumentam o conforto do animal, com fechos para ajustar o tamanho, presentes na área do pescoço e barriga.

Para garantir a roupinha ideal, aumentando a segurança, é necessário verificar a tabela de tamanhos. A marca oferece roupas para cães pequenos, médios e grandes. Confira:

Todas as roupinhas da Lata Virada contam com estampas exclusivas, inspiradas do que há de melhor na cultura pop: música, cinema e muito mais! Curtiu? Conheça as coleções clicando no banner!

 

Deixe um comentário

Os comentários devem ser aprovados antes de serem publicados