Pet saudável: 7 cuidados com cachorro no inverno

O inverno pode ser a estação ideal para muitos amigos peludos de quatro patas, mas para outros coleguinhas nem tão peludos assim pode ser sofrido e doloroso. Por isso, é na temporada mais fria do ano que alguns hábitos devem ser mudados, como o banho, o passeio, o preparo da casinha, entre outros.

Quer descobrir o que precisa ser feito para oferecer qualidade de vida para seu doguinho nos 365 dias do ano? Confira alguns cuidados com cachorro no inverno para garantir o bem-estar dele!

1. Compre roupinhas

Cães sentem frio no inverno, principalmente raças com pelagem fina e curta. Para saber se seu cãopanheiro está gelado, preste atenção nos sinais. Se ele está encolhidinho em um canto da casa, certamente está precisando de uma boa roupinha para aquecê-lo. Que tal vesti-lo com uma jaquetinha estilosa?


cuidados com cachorro no inverno

Foto: Charles Ph

Assim como os humanos sentem frio nos pés, os peludinhos também podem sentir, principalmente porque as patinhas estão em contato direto com o chão gelado. Portanto, considere investir em meias, botinhas e tênis. 

2. Mantenha a vacinação em dia

Outro cuidado essencial no inverno é manter a vacinação do seu amiguinho em dia. Afinal, é só baixar as temperaturas que as doenças respiratórias aparecem nos filhos de quatro patas.

Se o focinho do seu dog estiver quente e seco, pode ser que ele esteja com febre. Fique atento e leve-o regularmente ao veterinário. Animais mais suscetíveis a doenças, como filhotes e idosos, merecem atenção redobrada. 

3. Reduza o banho

É importante diminuir a frequência dos banhos no inverno. Opte pela água morna, secando o cão rapidamente e, de preferência, faça isso em horários mais quentes do dia, como das 11h às 15h. Evite sair de um local quente para outro frio, tenha cuidado com o choque térmico. 

4. Continue com a rotina da tosa

Mantenha a tosa do seu peludo em dia, mesmo no inverno, independentemente da época do ano. A pele dos cães precisa de ventilação, e a tosa previne a proliferação de fungos.

A tosa em dia também evita os indesejados nós, mas para que seu amicão não passe frio é recomendado evitar tosas muito baixas. 

5. Prepare a casinha

Se no calor o seu amicão adora uma brisa fresca, no inverno ele precisa se AUquecer. Posicione a casinha em locais opostos às correntes de ar, proteja com mantas, disponibilize cobertas e almofadas na caminha, preocupe-se em manter o cantinho confortável e bem aquecido!

cuidados com cachorro no inverno

Foto: Amy Humphries

6. Passeie em dias ensolarados

O inverno é um ótimo período para estimular os exercícios. Aproveite os dias ensolarados para passear com seu amigo de quatro patas, no entanto, evite sair nos dias chuvosos e de temperaturas muito baixas, pois o cão pode adoecer se ficar muito tempo exposto ao frio intenso, chuva e vento excessivo.
Caso seja imprescindível sair nessas condições climáticas, opte por passeios curtos e, logo que chegar em casa, seque-o rapidamente.

cuidados com cachorro no inverno

Foto: Maggie Loves Orbit

7. Cuide da alimentação

Não descuide da alimentação e nem da hidratação canina no inverno. Nesse período, alguns peludinhos podem aumentar o gasto calórico, necessitando inserir mais ração. Em contrapartida, outros animais podem ficar mais preguiçosos, sem vontade de sair da cama e, consequentemente, comer menos. Fique de olho!
Manter o amigo peludo bem agasalhado, quentinho e com os checkups de saúde em dia são alguns dos cuidados com o cachorro no inverno. Considere investir em uma roupinha para pet para mantê-lo confortável sob baixas temperaturas. Confira as jaquetinhas mais quentes e estilosas para seu amicão. Clique no banner!

Deixe um comentário

Os comentários devem ser aprovados antes de serem publicados