Conheça 11 cuidados com cachorro no verão!

Cachorros sentem calor da mesma forma que nós, humanos. Por isso, é necessário se atentar com alguns cuidados com cachorro no verão, para garantir que a estação seja confortável e segura para ele.

Separamos 11 cuidados que tutores devem ter durante a estação mais quente do ano. Continue a leitura para conferir!

1. Priorize a hidratação

A hidratação é essencial para o cachorro no calor. No verão, eles beberão mais água, então, vale a pena checar algumas vezes ao dia se é necessário repor o líquido.

Além da água, você pode oferecer outros alimentos hidratantes e ricos em vitaminas para os cães, como melancia (sem semente) e água de coco em pequenas doses. Lembre-se que eles não substituem a alimentação rotineira e nem a água fresca.

Tenha bastante cuidado antes de dar uma fruta, verdura ou legume para os cães: algumas podem ser tóxicas. Antes de dar algo novo, pesquisar e consultar o veterinário é o mais recomendado.

2. Verifique a temperatura da água

Além de sempre conferir se o bebedouro não está vazio, é preciso checar a temperatura da água. Afinal, nada melhor para um dia quente do que aquela água geladinha, não é mesmo?

Para que a água não esquente tão rápido, deixe o bebedouro em um lugar arejado e na sombra.

Dar água gelada para o cachorro pode ajudá-lo a se refrescar. Você sabia que a maioria dos cães ama cubos de gelo? Tente servir alguns, como faria com outro snack!

3. Considere a tosa

Os cachorros, no calor, podem ficar incomodados com a temperatura, principalmente aqueles com pelagem densa e escura. Nesses casos, a tosa é uma das melhores dicas de como refrescar o cachorro.

As únicas exceções são os cãezinhos com pelagem bem curta, ou aqueles com problemas de pele. A recomendação é sempre procurar orientação veterinária, que poderá analisar de perto a situação.

4. Não passeie nos horários mais quentes

Passear com cachorro é essencial para que o cão se desenvolva corretamente, faça exercícios e tenha seus instintos estimulados. Porém, isso não quer dizer que o passeio pode ser feito em qualquer hora ou lugar.

Nunca saia com seu cãozinho nos horários mais quentes!
Lembra de regra de não tomar sol das 11h até as 16h? A norma para os passeios é parecida com ela. Além disso, sempre cheque a temperatura do solo com as costas da mão. Se você conseguir manter a mão no chão por 10 segundos sem problemas, o clima está ideal para um passeio. Mesmo assim, sempre prefira lugares arejados e com sombras!

5. Deixe-o na sombra

Assim como humanos, os cães se incomodam com a luz solar direta em dias de muito calor. Então, a saída é procurar por locais sombreados ou mesmo deixar o amicão dentro de casa, enquanto o sol não abaixa.

Quando expostos ao sol por muito tempo, os cães podem não apenas ficar incomodados, mas também ter insolação e queimaduras.

6. Dê banhos refrescantes

Um banho é uma ótima forma de refrescar cachorro no verão! Porém, para que a experiência seja gostosa, é preciso tomar cuidado com a temperatura da água.

Um banho gostoso é ótimo para refrescar o cachorro!

Usar água quente está fora de questão, afinal, o objetivo é refrescar, e não piorar o calor. A água gelada também deve ser evitada, mesmo que pareça a melhor opção. Ao invés dela, use água fresca, sem exageros para nenhum lado.

7. Evite focinheiras fechadas

Algumas raças são obrigadas, por lei, a usarem focinheiras em espaços públicos. Porém, é importante ter em mente que os cães usam a língua para controle da temperatura – ao invés de suar, como os humanos.

Por isso, prefira focinheiras abertas durante o verão e, sempre que possível, fora dele também.

8. Aposte em alimentos úmidos

Além de atacar a desidratação com água, cubinhos de gelo e pedaços de frutas, como melancia e melão, outra forma de manter o cão hidratado é apostando nas rações e petiscos úmidos.

É preciso cautela, afinal, essas opções podem contar com bastante sódio. Em caso de dúvidas, converse com seu veterinário.

9. Use tapetinhos gelados

Você já ouviu falar sobre os tapetinhos gelados para cachorros? Eles são feitos com um gel que não retém temperatura, mantendo-se fresquinhos durante todo o dia.

Eles são uma boa ideia de presente de Natal para cachorro, já que essa é uma época bem quente no Brasil!

10. Nunca deixe o cão sozinho no carro

A maioria das pessoas não faz isso, mas nunca é demais repetir: se você saiu com o cão de carro e precisa parar rapidinho para ir em algum lugar, sempre leve o cachorro com você. Deixá-lo sozinho no carro pode gerar diversos problemas, de ansiedade até consequências sérias, devido ao calor extremo.

Não importa a época do ano: nunca deixe o cachorro sozinho no carro!

Não importa se a janela estiver aberta ou fechada. Se você não está no carro, o cão também não deve estar!

11. Faça brincadeiras refrescantes

Você sabia que a natação para cachorros é um dos esportes caninos mais praticados? Você pode adaptá-la para uma brincadeira para lá de refrescante.

Encha de água uma bacia grande ou uma banheira e ofereça para seu cãozinho brincar. Evite água muito gelada!

Com esses cuidados com cachorro no verão, a estação mais quente do ano poderá ser, também, a mais divertida!

Para receber novas dicas como essa, que tal assinar nossa newsletter? Para ficar por dentro do mundo dos cachorros, preencha o formulário abaixo!

 

 

 

Deixe um comentário

Os comentários devem ser aprovados antes de serem publicados